Em apoio técnico à linha de cuidado de sobrepeso e obesidade de Mato Grosso do Sul, o OCCA lança material de apoio com a análise do excesso de peso via marcadores do SISVAN!
Em apoio técnico à linha de cuidado de sobrepeso e obesidade de Mato Grosso do Sul, o OCCA lança material de apoio com a análise do excesso de peso via marcadores do SISVAN!
O documento “Marcadores de alimentação e excesso de peso nas macrorregiões de saúde de Mato Grosso do Sul: 2015-2022“, veio para fazer o diagnóstico interpretado do território do estado por macrorregião de saúde.
Atualmente a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) emprega esforços por meio da da Coordenadoria de Doenças Crônicas (CDC), em apoio à Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, para construção da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade (LCSO) para definir o fluxo assistencial do excesso de peso dentro do SUS. O Observatório de Condições Crônicas e Alimentação (OCCA – MS) é uma iniciativa sul-mato-grossense parceira SES/MS, e apoiou o desenvolvimento do presente documento para fomentar a base de discussão e pactuação da LCSO no estado.
O OCCA-MS faz parte do Grupo de Trabalho (GT) para proposição e implantação da LCSO no estado, e com o presente relatório espera-se facilitar a interpretação dos dados e apoiar os serviços de gestão em saúde para monitoramento da situação e tomada de decisão. Acreditando que o planejamento em saúde começa pelo diagnóstico situacional, o GT encomendou ao Observatório a compilação de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional da APS (SISVAN) para subsidiar a pactuação do documento final da LCSO juntamente às instâncias de tomada de decisão do poder público de Mato Grosso do Sul e controle social.
Esperamos que o documento seja o ponto inicial da discussão para construção de LCSO possível, resolutiva e cuidadora dos cidadãos do estado, fortalecendo assim os pilares do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Direito Humano à Saúde.
Acesse o documento aqui: Marcadores de alimentação e excesso de peso nas macrorregiões de saúde de Mato Grosso do Sul 2015-2022
Boa leitura!